Tá, mas o que é TERAPIA?

O que é isso que todo mundo faz e que todo mundo diz que você deveria fazer?

Quando pensamos em terapia, acho que a primeira coisa que vem em mente é a imagem de um velho calvo de cabelos brancos escrevendo enquanto um homem olha para o teto e diz sobre coisas sobre si. Terapia pode ser isso e também outras várias coisas. Primeiro precisamos diferenciar terapia de psicoterapia. Terapia é tudo aquilo que diz respeito ao tratamento, prevenção e cuidado de enfermidades e de pessoas. Aqui dentro está incluso a terapia médica, a fisioterapia e a psicoterapia.


Acredito que é pela psicoterapia que você está aqui. Apesar de não ser uma prática exclusiva dos psicólogos, é uma das suas principais ferramentas. É um processo de diálogo entre duas pessoas. Entre o terapeuta e o paciente. Onde as duas partes terão seus papéis, mas ambos com o objetivo de gerar transformação.


O terapeuta escuta e acolhe tudo que é dito. Não é o seu papel criticar ou julgar. Muito menos afirmar algo sobre a vida do paciente ou influenciar em como agir. A sua função é criar um ambiente confortável, onde o outro vai poder se abrir por completo e aos poucos se transformar. É um trabalho delicado e exaustivo, pois é preciso estar próximo para acolher, mas ao mesmo tempo não deixar-se contaminar pelos conteúdos ali expostos.


Ao paciente, cabe falar com sinceridade e ouvir de peito aberto. Não existe uma forma certa de ser paciente, mas começar por aí já basta.


É preciso entender que não é um processo rápido e, muito menos, fácil. A terapia pode durar anos (não acredite em profissionais que prometem curas milagrosas em pouco tempo). Também é um lugar desconfortável. Ali dentro, os conteúdos serão trazidos à tona. Histórias do passado. Comportamentos do presente. Angústias para o futuro. Tudo isso será ouvido, aceito, modificado e/ou mantido. O que será feito depende de muitas coisas. O mais importante é falar, externalizar tudo que há (com um profissional capacitado, por favor).

Comentários

Postagens mais visitadas